quinta-feira, 30 de julho de 2015

Atividade da indústria paulista apresenta queda de 3,3% no segundo trimestre.

Com resultados negativos em 14 setores, Fiesp espera piora do cenário nos próximos meses.

INA da indústria automotiva paulista encolheu 5,8% no segundo trimestre
INA da indústria automotiva paulista encolheu 5,8% no segundo trimestre
Foto: Fotos Públicas  
          
O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista registrou queda de 3,3% no segundo trimestre, segundo levantamento da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP e CIESP), divulgado nesta quinta-feira (30).
Com queda generalizada, atingindo 14 dos 20 setores analisados, a perspectiva é que o cenário piore, segundo Paulo Francini, diretor do departamento de pesquisas e estudos econômicos das entidades.
Com ajuste sazonal, o nível de atividade caiu 1,3% entre maio e junho. Na comparação sem ajuste, o indicador reduziu 2,9% sobre junho de 2014. No acumulado de 12 meses, encolheu 4,2%.
A indústria automotiva, que vem sofrendo quedas constantes, foi a mais afetada dentre todas as observadas no segundo trimestre, com variação negativa de 5,8%. Em seguida aparecem a indústria de derivados de petróleo e biocombustíveis, com queda de 4,8%, e de máquinas e equipamentos, com decréscimo de 4,1%.
Em ano difícil, com elevação da tarifa energética e de tributos, arrocho da política monetária e incerteza do cenário econômico, a perspectiva é que a indústria se enfraqueça nos próximos meses, observa Francini. "O mais dramático é que ao se olhar nos vários campos - na estrutura econômica, política, jurídica - que nos aguarda no futuro, percebe-se que vai piorar." Sobre o ano que vem, não há certezas, diz o diretor. "Se 2016 vai continuar caindo, isso só o tempo vai responder".

METALURGIA
Na metalurgia, apesar da alta no total de vendas reais (7,6%), o INA teve queda de 0,3% em junho contra maio, e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) diminuiu 2,9%. Em relação a junho de 2014, o nível de atividade diminuiu 7,7%.
Embora o INA do setor moveleiro tenha sido positivo no segundo trimestre, em 2,6% com ajuste, caiu 5,1% em junho sobre maio. As vendas totais, na mesma relação, tiveram decréscimo de 9,6%. O Nuci do segmento ficou 0,9% menor na comparação mensal.
Apesar de também ter apresentado números negativos na variação do segundo trimestre, de 3,9%, a indústria farmacêutica teve crescimento de 5,2% nas vendas do período e alta de 2% na passagem de maio para junho. O Nuci ficou positivo em 0,2%. Porém, as entidades estão pessimistas em relação a este segmento para segundo semestre, devido à queda constante da renda da população e ao cenário econômico instável.

VENDAS
O índice Sensor apresentou queda no item vendas na comparação entre julho e junho, na série com ajuste sazonal, de 50,7 para 48,6 pontos. Para estoque, o indicador subiu de 41,8 para 48,0 pontos. As pontuações de mercado, emprego e investimento tiveram estabilidade.

Luana Meneghetti
http://www.dci.com.br/industria/atividade-da-industria-paulista-apresenta-queda-de-3,3-no-segundo-trimestre-id485503.html

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir