quarta-feira, 15 de junho de 2016

Setor de serviços no Brasil cai 4,5% e tem pior resultado para abril desde 2012.
Transportes e serviços auxiliares dos transportes e correio representaram o principal peso sobre o resultado de abril, cujo volume recuou 6,5%.


Setor de transportes recuou 6,5% em abril.
Setor de transportes recuou 6,5% em abril.
Foto: ALF RIBEIRO / Estadão Conteúdo
Por Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO - As perdas nos segmentos de transportes, informação e atividades profissionais mantiveram o setor de serviços em trajetória de queda em abril, registrando o pior resultado para o mês desde o início da série histórica iniciada em 2012, em meio ao cenário de recessão, desemprego e inflação elevados que afetam o consumo.

O volume do setor brasileiro de serviços recuou 4,5 por cento em abril sobre o mesmo mês do ano anterior, 13º mês seguido no vermelho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.

Apesar da queda anual ter sido menor do que a de 5,9 por cento vista em março, o coordenador da pesquisa no IBGE, Roberto Saldanha, salientou que "ainda não há uma tendência de reversão".

"Para o setor de serviços zerar a perda, tem que crescer 0,6 por cento ao mês de maio até dezembro na comparação com o ano anterior. Isso parece um pouco difícil dado o comportamento da indústria e da economia brasileira", completou ele.

Com a economia em recessão e o desemprego em alta, o principal peso sobre o resultado de abril veio do segmento de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, cujo volume recuou 6,5 por cento em abril.

Também pesou a atividade de Serviços de informação e comunicação, com queda de 3 por cento, e de Serviços profissionais, administrativos e complementares, com recuo de 5,4 por cento.

O volume do chamado agregado especial Atividades turísticas, item à parte por repetir serviços já avaliados em outras atividades, acelerou as perdas a 3,6 por cento em abril, contra queda de 2,3 por cento no mês anterior.

A pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) aponta para ainda mais deterioração do setor de serviços do Brasil em maio, com mais demissões de empregados.

Reuters

http://www.dci.com.br/servicos/setor-de-servicos-cai-4,5,-no-pior-resultado-para-abril-desde-2012-id555073.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário