quarta-feira, 8 de junho de 2016

Brasil emite 'sinal de mudança positiva na dinâmica do crescimento', diz OCDE.

Estudo diz que atividade econômica mostra indícios de reação, mas segue abaixo da média histórica.


Brasil emite 'sinal de mudança positiva na dinâmica do crescimento', diz OCDE
Brasil emite 'sinal de mudança positiva na dinâmica do crescimento', diz OCDE
Foto: Vasilii Shestakov/Dreamstime

LONDRES - O Brasil ainda sofre com a profunda recessão, mas dados que apontam para a tendência futura da economia trazem um "sinal de mudança positiva na dinâmica do crescimento". A avaliação consta de uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O estudo reconhece que a atividade econômica emite sinais de reação, mas segue abaixo da média histórica.
Mensalmente, a OCDE calcula o chamado Indicador Composto Avançado (CLI, na sigla em inglês) para tentar antecipar mudanças nos ciclos econômicos dos países e blocos econômicos. O dado relativo ao Brasil subiu de 98,35 em março para 98,79 em abril, mês anterior ao afastamento da presidente Dilma Rousseff.

A alta de abril foi a oitava consecutiva do indicador brasileiro. Essa tendência tem ganhado alguma velocidade, já que a elevação havia sido de 0,05% em dezembro de 2015, 0,13% em janeiro, 0,26% em fevereiro, 0,38% em março até atingir 0,45% em abril. Apesar da dinâmica positiva, o dado segue abaixo de 100 - o que indica que a atividade ainda está abaixo da média histórica do País.
Na comparação anual, o indicador do Brasil acumulou alta de 1,28%. Entre os 15 grandes países e blocos econômicos, essa foi a maior alta anual em abril. Na comparação mensal, o número brasileiro só ficou atrás da Rússia, cuja alta foi de 0,56% ante março, para 99,2. Brasil e Rússia são os dois países que emitem "sinal de mudança positiva na dinâmica", diz a OCDE.

Entre os demais países, a maioria da economias desenvolvidas sinaliza "dinâmica estável de crescimento" como Alemanha, França, Japão, Canadá, zona do euro e o conjunto dos 33 países da OCDE. O indicador dos Estados Unidos (dado em 98,9) aponta para a "estabilização do crescimento", enquanto Itália e Reino Unido sinalizam "desaceleração do crescimento", cita o estudo.
Entre os emergentes, a China tem demonstrado "estabilização da dinâmica do crescimento", com leitura em 98,4. Já a Índia tem demonstrado "crescimento firme", com CLI em 100,4.

Nesse estudo, a OCDE avalia a dinâmica da tendência econômica com base em uma série de indicadores antecedentes, como estágios iniciais da produção, expectativa para a atividade futura e variáveis relacionadas às políticas econômicas, entre outros sinais. O número oscila em torno de 100 - patamar que marca o ritmo de crescimento histórico de cada país. Abaixo desse nível, o indicador mostra que a atividade está abaixo da média histórica. Acima, mostra crescimento mais forte.

Estadão Conteúdo
http://www.dci.com.br/economia/brasil-emite-sinal-de-mudanca-positiva,-diz-ocde-id553593.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário