quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Dólar sobe 2% e bate R$ 3,70 pela 1ª vez desde 2002 por China e apreensão fiscal.

Moeda norteamericana encerrou agosto com alta de 5,91% e acumula no ano valorização de 36%.

Mulher segura nota gigante de dólar e uma nota de 5 reais em Itu
Mulher segura nota gigante de dólar e uma nota de 5 reais em Itu
Foto: Reuters  
          
SÃO PAULO - O dólar avançava 2 por cento e atingiu 3,70 reais pela primeira vez desde 2002 nesta terça-feira, refletindo a aversão ao risco nos mercados externos diante de renovadas preocupações com a China e nervosismo com a possibilidade de o Brasil perder seu selo de bom pagador diante da deterioração das contas públicas.
Às 16:15, o dólar avançava 1,86 por cento, a 3,6945 reais na venda, após encerrar agosto com alta de 5,91 por cento e acumular no ano valorização de 36 por cento. Na máxima do dia, a divisa norte-americana alcançou 3,7040 reais, maior nível intradia desde 13 de dezembro de 2002 (3,7750 reais).
"Se agosto foi ruim, setembro começa tão mal quanto", escreveu em nota a cliente o operador da corretora SLW João Paulo De Gracia Corrêa.

A atividade no setor industrial da China encolheu à taxa mais forte em ao menos três anos em agosto, mostrou o índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial. Preocupações com a economia chinesa, referência para investidores em mercados emergentes e importante parceiro comercial do Brasil, têm provocado apreensão nos mercados globais.
No Brasil, o mercado demonstrava cada vez mais nervosismo sobre a perspectiva de perda do selo de bom pagador do país diante da deterioração das contas públicas do país.
Em relatório intitulado "Admitindo a Derrota", a estrategista para a América Latina do grupo financeiro Jefferies, Siobhan Morden, afirmou que, ao admitir déficit primário para o ano que vem, o governo "completamente paralisa o processo de ajuste". Ela ressaltou ainda que eventual saída do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, do governo não seria mais uma surpresa tão grande quanto há alguns meses.

Nesta manhã, o Banco Central brasileiro deu início à rolagem dos swaps cambiais que vencem em outubro, com a venda integral de 9,45 mil contratos, equivalentes a venda futura de dólares. Se mantiver esse ritmo até o penúltimo pregão do mês, como de praxe, a autoridade monetária rolará o lote integral, correspondente a 9,458 bilhões de dólares.
Na véspera, o BC fez leilão de venda de dólares com compromisso de recompra, mas a intervenção não foi suficiente para evitar que a moeda norte-americana subisse mais de 1 por cento sobre o real. Como nos últimos meses, a autoridade monetária não fez leilão de swaps cambiais no último pregão de agosto.

Reuters
http://www.dci.com.br/financas/dolar-sobe-2-e-bate-r$-3,70-pela-1%C2%AA-vez-desde-2002%3Cbr%3E-id492945.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário