quinta-feira, 9 de março de 2017

5 dicas para otimizar a análise de crédito de uma empresa.
  
Rodnei Fernandes,

A inadimplência dos clientes é um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas. Para se prevenir contra as suas consequências e evitar perder dinheiro com clientes que não pagam, ou demoram a quitar seus débitos, o gestor pode recorrer à análise de crédito.

A inadimplência dos clientes é um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas. Para se prevenir contra as suas consequências e evitar perder dinheiro com clientes que não pagam, ou demoram a quitar seus débitos, o gestor pode recorrer à análise de crédito.
Ao optar por isso, é preciso observar algumas dicas valiosas. Você sabe quais são elas?
Veja a seguir algumas sugestões para otimizar a análise de crédito na sua empresa:

1. APERFEIÇOE O PROCESSO DE CADASTRO

Não basta que a empresa disponha do cadastro dos clientes: mais do que isso, é necessário usá-lo estrategicamente.
Para fazer isso, é possível solicitar informações adicionais que poderão enriquecer o cadastro e melhorar as decisões sobre a concessão de crédito. Essas informações adicionais poderão até ajudar na validação de dados para identificar o potencial de limite.
Integrando as informações cadastrais, o gestor poderá reduzir os custos com o sistema e otimizar a análise de crédito de forma significativa, além de reduzir tempo com buscas intermináveis.

2. DEFINA UMA POLÍTICA DE CRÉDITO COMPATÍVEL COM O PERFIL DA EMPRESA

É fundamental que cada empresa defina sua própria política de análise e concessão de crédito, conforme suas próprias necessidades e as de seu público. De um modo geral, é necessário realizar o cadastro dos clientes, a automação dos processos e a consulta aos órgãos de proteção ao crédito.
O gestor precisa efetuar um mapeamento e a avaliação das regras do negócio. É preciso detalhar os sistemas e as formas de comunicação utilizadas.
Depois, deve classificar os dados dos documentos físicos e digitais e avaliar a relevância das informações para que a negociação seja concretizada com segurança.

3. AVALIE DIFERENTES FONTES DE INFORMAÇÃO

É preciso avaliar a qualidade de cada fonte de informação, mas convém ter mais de uma. Para determinar quais serão essas outras fontes, o gestor precisa compreender quais critérios pesam mais na hora de selecioná-las.
O importante é que, com essa avaliação de fontes diversificadas, seja possível obter informações seguras e confiáveis e equilibrar o custo-benefício delas, observando se há alguma possibilidade de troca de fornecedor e outras mudanças que influenciem na tomada de decisões mais certas.

4. REFORCE SEU MONITORAMENTO E CONTROLE DAS INFORMAÇÕES E REGRAS

É bastante conveniente ainda realizar um adequado monitoramento e controle das regras de sua política, fazendo simulações com elas, ajustando seu desempenho ao perfil da empresa e cruzando informações.
Tal nível de controle permite avaliar com mais precisão a eficácia da política de concessão de crédito e as possibilidades ou demandas por mudanças. No momento da simulação, é possível até usar diferentes cenários para testar as regras definidas e os pontos fracos e fortes da política estabelecida.

5. USE UM SOFTWARE

Por último, mas não menos importante, essa é uma dica de ouro. A automação da análise de crédito permite reduzir custos sem diminuir a qualidade do trabalho. O software permite que se faça a padronização dos processos, mantendo para todos os colaboradores os mesmos critérios de avaliação.
Automatizar o cadastro é uma forma de ganhar tempo e conferir segurança ao registro dos dados. Evita erros manuais, que implicam em retrabalhos e mais custos.
Além disso, o software permite economia de tempo. Como se sabe, ganhos de tempo representam mais produtividade e eficiência, já que a liberação dos pedidos ocorre mais rápido, favorecendo os clientes e a própria empresa.
Outros benefícios da automação para otimizar a análise de crédito são:
  • foco da equipe nas avaliações que exigem maior atenção;
  • tempo maior para avaliar os pedidos perdidos e os indícios falsos;
  • otimização da utilização das informações de diferentes bases;
  • política de crédito bem direcionada para as necessidades da empresa;
  • integração entre o setor de vendas, o setor financeiro e outros, bem como maior integração entre as próprias informações.
E você, como efetua a análise de crédito em sua empresa? Já segue algumas das dicas que listamos aqui?

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