segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Refis cria hábito de inadimplência nas empresas, diz Receita. 

Para o coordenador-geral da Receita Federal, João paulo Martins da Silva, a expectativa da edição de um novo Refis normalmente leva ao aumento do calote tributário no Brasil. 


Desde o fim de 2014, a arrecadação de tributos federais está caindo a um ritmo mais intenso que a produção do país. De acordo com a economista da FGV Vilma da Coceição Pinto, isto pode ser um indicativo de que há um aumento na inadimplência no pagamento de impostos pelas empresas.
Segundo os cálculos da especialista, os tributos que incidem normalmente sobre vendas recuaram 10,3% (descontada a inflação) na média de 12 meses até junho ante igual período de 2015. Na mesma comparação, a queda no volume de vendas do comércio foi de 6,7%. "Esses dados são um indício de que a inadimplência tributária pode estar aumentando", diz Pinto.

Já o gerente de economia da Firjan, Guilherme Mercês, diz que as pequenas e médias empresas são as que têm enfrentado maior dificuldade para pagar seus impostos.
"As empresas podem até ter faturamento, mas não têm conseguido receber dos clientes", diz Mercês. Atualmente, a carga tributária do Brasil equivale a cerca de 33% do PIB. Um valor considerado alto por especialistas tributários, informa a Folha de S.Paulo.

Apesar de não ter notado um aumento na inadimplência, o coordenador-geral de arrecadação da Receita Federal, João paulo Martins da Silva, concorda que os parcelamentos tributários especiais (Refis) criam o hábito de inadimplência nas empresas, que acabam contando com os programas. Para ele, a expectativa da edição de um novo Refis normalmente leva ao aumento do calote tributário no Brasil.

https://www.noticiasaominuto.com.br/economia/269497/refis-cria-habito-de-inadimplencia-nas-empresas-diz-receita

Nenhum comentário:

Postar um comentário