segunda-feira, 16 de maio de 2016

Pedidos de recuperação judicial de empresas triplicam em SC.

Enquanto as pequenas empresas que sentem mais a crise fecham as portas, companhias médias e grandes recorrem à recuperação judicial para tentar superar a turbulência e voltar a crescer. No primeiro trimestre deste ano, o número de pedidos de recuperação judicial requeridos em Santa Catarina mais que triplicou. Saltou de seis no ano passado para 20 este ano, um crescimento de 233%. Os dados são da Serasa Experian.

Ao avaliar as solicitações, a Justiça tem deferido a maioria dos pleitos, ou seja, aprovado a solicitação. No primeiro trimestre de 2015 foram aprovados quatro, e no mesmo período deste ano, 17. Cresceu também o total de falências decretadas. No período de janeiro a março do ano passado foram duas e nos mesmos meses deste ano, cinco.

Em vigor desde 2005, a legislação de recuperação judicial oferece condições para uma empresa ultrapassar um período de dificuldades e se recuperar. Isso é mais fácil quando a crise vem de fora, ou seja, causada pela recessão econômica que ocorre atualmente no país. Se a crise envolve problema de gestão, a empresa pode ter dificuldades mais adiante. A legislação prioriza a continuidade dos negócios em função do impacto social positivo, especialmente de empregos. Os credores é que têm que esperar mais.

http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/estela-benetti/noticia/2016/04/pedidos-de-recuperacao-judicial-de-empresas-triplicam-em-sc-5789424.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário