quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Confiança do micro e pequeno empresário aumenta em outubro, diz SPC.

Apesar do avanço em relação a setembro, índice segue abaixo do nível considerado neutro; maior parte continua pessimista.


Microempresários utilizam grande volume de dados fora do  negócio
Microempresários utilizam grande volume de dados fora do negócio
Foto: Dreamstime
SÃO PAULO - A confiança do micro e pequeno empresário brasileiro na economia mostrou leve avanço em outubro, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário (ICMPE), calculado pela instituição, registrou 38,72 pontos no décimo mês do ano, ante 37,62 pontos em setembro.
Apesar da ligeira alta, o índice segue abaixo do nível considerado "neutro" de 50 pontos. A maior parte dos empresários consultados continua pessimista em relação ao ambiente econômico do País, com 85% deles acreditando que as condições econômicas se deterioraram nos últimos seis meses. 
Para 31% dos MPEs consultados, o cenário econômico vai mostrar recuperação em um futuro breve. Quase metade dos empresários (47,13%) também afirma estar confiante com a própria empresa.

Cenário
O Indicador de Condições Gerais, que mede a percepção do empresário em relação à trajetória da economia e de seu negócio nos últimos seis meses, registrou, em outubro, 23,34 pontos, pouco acima do verificado em setembro, quando ficou em 22,82 pontos. O resultado indica, de acordo com o SPC Brasil, que a maior parte dos empresários faz uma avaliação pessimista dos últimos seis meses.
Quando analisadas as Condições Gerais da Economia, o indicador aponta 17,30 pontos em outubro, ante 17,36 pontos no mês anterior. O indicador de Condições Gerais do Negócio sobre os últimos seis meses também é negativo, ainda que moderado, com 29,38 pontos, contra 28,28 pontos em setembro.
"Os dados evidenciam que a crise econômica é percebida pelos micro e pequenos varejistas e já afeta os negócios", diz o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, em nota. "A situação econômica do País ainda não apresentou sinais de recuperação nos últimos meses, e a confluência negativa dos principais indicadores econômicos tem resultado no pessimismo dos empresários", continua.
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os dados apresentam um cenário recessivo e pouco animador para os empresários. "O governo e o mercado preveem uma queda do PIB brasileiro próxima de 3% em 2015 e para o próximo ano ainda não há perspectiva de retomada vigorosa", analisa, também no comunicado.

Negócios
A percepção dos MPEs sobre como serão os próximos seis meses para os seus negócios também foi analisada no levantamento. Em outubro, o Indicador de Expectativas registrou 50,25 pontos, acima dos 48,71 pontos verificados em setembro.
Quando questionados sobre o que acreditam que acontecerá com o faturamento de sua empresa nos próximos seis meses, boa parte dos empresários não conta com quedas: para 41,1%, o faturamento permanecerá no mesmo nível; outros 32,6% acreditam que ele poderá crescer e 23,4% acreditam que suas receitas irão cair.
Já o subindicador de Expectativas para a Economia registrou 43,90 pontos em outubro, frente aos 41,28 pontos de setembro.

Da redação
http://www.dci.com.br/economia/confianca-do-micro-e-pequeno-empresario-aumenta-em-outubro-id506821.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário