terça-feira, 22 de novembro de 2016

Cai acesso de micro e pequenas empresas a créditos bancários.
 
Inadimplência desse grupo saltou de 3,1% para 8% em dois anos. 

 
por Renan Xavier*
21/11/2016 20:06


BRASÍLIA - O Banco Central divulgou nesta segunda-feira que diminuiu o acesso de micro e pequenas empresas a créditos bancários nos últimos dois anos. De julho de 2014 a agosto deste ano, a proporção de pequenos negócios com operações de crédito caiu de 43% para 39%. O levantamento foi feito em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No mesmo período, a inadimplência dessas empresas subiu de 3,1% para 8%. Nesse dado são levados em conta os atrasos superiores a três meses. Já a taxa média de juros paga pelas micro e pequenas empresas passou de 25% ao ano para 43%. Segundo as organizações, os dados refletem a evolução do ciclo econômico no país, que tem enfrentado recessão econômica.

MUTIRÃO PARA RENEGOCIAÇÃO
Para evitar que esses índices piorem, o Sebrae deve fazer uma espécie de "mutirão" para a renegociação de débitos das micro e pequenas empresas. O diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, Isaac Sidney Ferreira, disse em nota que é necessário um guia de educação financeira para essas empresas. "A educação financeira das MPE é fundamental para que as decisões que envolvam endividamento sejam conscientes e principalmente para que as empresas tenham maior resistência a enfrentar momentos adversos", informou.

O levantamento cruzou informações de aproximadamente três mil pequenos negócios. Os pequenos negócios correspondem a 98,5% das empresas do país.
Os dados foram divulgados no II Fórum de Cidadania Financeira, realizado na capital federal. Durante o evento, o BC anunciou que irá monitorar a situação de exclusão financeira social no país. O diagnóstico, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), será feito através do Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico.

*Estagiário sob supervisão de Eliane Oliveira


http://oglobo.globo.com/economia/cai-acesso-de-micro-pequenas-empresas-creditos-bancarios-20513539

Nenhum comentário:

Postar um comentário