segunda-feira, 4 de abril de 2016

Cresce inadimplência de empresas brasileiras.

Conjuntura / 30 mar 2016

Pesquisa realizada pelo SPC em fevereiro apontou o crescimento do número de empresas inadimplentes no Brasil. Os dados apontam que a Região Nordeste teve um aumento de 16,59% na comparação com o mesmo mês de 2015, ficando atrás as regiões Centro-oeste (15,81%), Norte (11,29%) e Sul (10,89%).

Para a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), gestora do SPC, o indicador mais preocupante do levantamento diz respeito ao fato dos setores credores que concentram a maior parte das dívidas de pessoas jurídicas, ou seja, para quem as empresas estão devendo, serem o de serviços e o comércio. 

Na Região Sul, por exemplo, 72,40% dos débitos não quitados são com o setor de serviços.
– Vemos um fenômeno complicado neste processo, pois representa o crescimento da taxa de inadimplência entre empresas. Isso reflete a piora do cenário econômico, retratando o período de recessão pelo qual estamos passamos – aponta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
 

Para ele, o decréscimo do consumo das famílias está afetando o faturamento das empresas e sua capacidade de honrar com seus compromissos.
– Mais importante se faz que empresários, trabalhadores e a sociedade em geral reajam diante da situação atual do país, que desagrada a todos. 


Por meio da campanha de mobilização intitulada “Salve o Brasil”, a FCDL-RS está fortemente empenhada em defender bandeiras que evitem esse tipo de situação, lutando por menos impostos, mais investimentos em saúde, educação e segurança, além da promoção da livre iniciativa. Só assim poderemos ver o quadro recessivo atual, que afeta os cidadãos e as empresas, ser revertido – salienta Vitor Koch.
 

A Região Nordeste também lidera o crescimento no número de dívidas de pessoas jurídicas, com um aumento de 20,45% na comparação com fevereiro de 2015. Na Região Sul, a elevação foi de 14,88%. 

http://www.monitormercantil.com.br/cresce-inadimplencia-de-empresas-brasileiras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário