segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Na reta final para o Natal, shoppings apostam alto em venda de última hora.

Confiante que os consumidores vão afastar o pessimismo e entrar no clima natalino, operações estendem horário de funcionamento e usarão fluxo de troca e promoção para diminuir estoques. 
 
Movimento nos dias que antecedem o Natal é a última chance de eliminar estoques dentro dos shoppings
Movimento nos dias que antecedem o Natal é a última chance de eliminar estoques dentro dos shoppings
Foto: Dreamstime
São Paulo - Mesmo com a onda pessimista do consumidor, os shoppings apostam alto nas vendas natalinas de última hora. A tendência de queda no faturamento, sinalizado por diversos indicadores, parece não ser o bastante para diminuir o apetite com a data, que terá o período de trocas e promoções pós-feriado para ajudar a eliminar os estoques de 2015.
O sentimento otimista dos centros de compras vai contra a intenção do consumidor em adquirir presentes no Natal. Medido pela Fundação Getúlio Vargas, o indicador apontou retração de 36,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. A pontuação do índice foi a 44,1 pontos, o menor patamar desde 2007.

Mesmo assim, cerca de 19,6 milhões de pessoas devem ir às compras de última hora neste Natal. O número, calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), corresponde a 14,3% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) estima alta de 6% nas vendas natalinas. O número não leva em consideração a inflação nos últimos 12 meses que, segundo o IPCA, passou dos 10% no mesmo período, sinalizando retração de 4% no faturamento dos lojistas. O Shopping Light, por exemplo, projeta uma alta acima dos 6%. Para o superintendente do mall, Edelcio Cazelato Jr., é possível que as vendas no espaço na semana de Natal alcancem avanço de até dois dígitos, frente à 2014.
"Com certeza as venda serão melhores que as do ano passado. Acreditamos em algo em torno de 11%. É um ótimo resultado", avalia.

Localizado na região central de São Paulo, o Shopping Light não vai expandir o horário de funcionamento durante a última semana de compras antes do Natal. Apesar disso, a aposta do superintendente se apoia no volume dos estoques das lojas, que estão 'em nível satisfatório', sinalizando mais opções de compra.
"A demanda por estoques foi grande para este Natal. Isso demonstra que os lojistas estão confiantes em bons resultados. Ainda tem as liquidações pós-festas, além das trocas, que também demandam espaço", comenta.
Também otimista, o Shopping Praça da Moça, em Diadema (SP), na Grande São Paulo, acredita que as vendas natalinas sejam 11% maiores que há um ano. A administração do espaço também prevê um fluxo até 14% maior. Apenas na primeira quinzena deste mês, o shopping registrou um movimento de consumidores 25% maior que no mesmo período de 2014.

Ao contrário do Shopping Light, o Praça da Moça expandiu seu horário de funcionamento para esta semana. "Desde o último dia 15 fechamos às 23 horas. No dia 23 vamos até meia noite. Já na véspera abriremos até as 18 horas", diz o gerente de marketing do mall, Danilo Senturelle.
Para ele, a alta na movimentação do espaço se deu por conta da campanha deste ano, que conta com parceria do canal infantil Nickelodeon. "Trouxemos personagens como o Bob Sponja. Isso atraiu bastante o público", aponta. Os estoques, segundo o gerente, devem ficar limpos após o Natal e a liquidação que acontece após a data religiosa.

Horário estendido
No Rio de Janeiro, os espaços apostam na extensão dos horários de funcionamento para assim angariar os consumidores atrasaram suas compras.
Os shoppings Tijuca, Ilha Plaza, NorteShopping, Plaza Niterói, Recreio Shopping e Via Brasil ficarão abertos até a meia-noite nesta semana.
Na Grande São Paulo, os shoppings Tamboré, Granja Vianna, São Bernardo Plaza e ABC também estenderão funcionamento até a meia noite.

Percepção
Contrariando o otimismo dos shoppings, a percepção dos empresários da Região Metropolitana de São Paulo em relação aos seus estoques piorou em dezembro, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O Índice de Estoques (IE), calculado pela entidade, marcou 93 pontos este mês, o que representa queda de 1,6% ante o resultado de novembro (94,6 pontos) e recuo de 15,9% na comparação com dezembro de 2014 (110,6 pontos).
Houve queda também, segundo o estudo, no volume de empresários que avaliam que os seus estoques estão em situação adequada. O índice passou de 47,2% em novembro para 46,4% em dezembro. Em 2014, a parcela era de 55,1%.

Sammy Eduardo
http://www.dci.com.br/comercio/-na-reta-final-para-o-natal%2C-shoppings---apostam-alto-em-venda-de-ultima-hora-id517632.html

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