segunda-feira, 27 de abril de 2015

Comunicado – Abril.2015

Menor renda disponível afeta varejo e vendas caem 1,2% no 1º bimestre.
Conforme matéria veiculada no Jornal Valor Econômico de 15.abril.2015, caderno Brasil, página A3, desenvolvida pelos jornalistas Arícia Martins e Robson Sales, a menor renda disponível afeta o varejo e as vendas caem 1,2% no 1º bimestre 2015, tônica que deve persistir nos próximos meses, com a continuada desaceleração das vendas, influenciada principalmente pela esperada trajetória da alta do desemprego.

Esta queda atingiu setores mais sensíveis, como o hiper e supermercados – queda de 0,2% - e vestuários/caçados, com queda de 0,7% no mês. Ainda houve quedas nas vendas de automóveis (3,5%), móveis e eletrodoméstico (1,3%), e lubrificantes (5,3%). Ressalta-se que a gasolina subiu 9,8% no primeiro trimestre.

A Gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Juliana Vasconcellos, afirma que “o bimestre está começando como 2014 terminou: restrição orçamentária e economia em baixa e, com isso, as famílias estão reduzindo o consumo”.

A ABE, acompanhando o mercado e preocupada com o atual cenário econômico brasileiro, dialoga insistentemente com os devedores, propondo formas e prazos para recuperação do crédito, visando o melhor entre credor e devedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário