segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Nova York passa Londres como melhor centro financeiro.


Nova York passou Londres pela primeira vez como centro financeiro mais competitivo do planeta, diz consultoria Z/Yen; São Paulo ficou atrás de Buenos Aires.


João Pedro Caleiro, de EXAME.com

Touro de Wall Street
Touro de Wall Street, no centro financeiro de Nova York

São Paulo - Londres foi ultrapassada por Nova York e já não tem o centro financeiro mais competitivo do planeta.
A capital britânica saiu prejudicada por uma nota mais baixa de reputação, graças à regulação deficiente e escândalos como o de manipulação da taxa Libor. 
Enquanto isso, São Paulo continua no 38º lugar e foi superada por Buenos Aires, que subiu 21 posições e ficou em 25º. Foi a maior ascenção do ranking, que não considera fundamentos econômicos.
Já o Rio de Janeiro caiu 14 posições e ficou em 45º entre as 83 cidades analisadas. Reykjavik (Islândia) e Atenas (Grécia) são as últimas colocadas.
As conclusões são da 15ª edição de um índice publicado semestralmente desde 2007 pela consultoria britânica Z/Yen.
A avaliação é feita com base em um questionário com profissionais do setor, além de critérios instrumentais como ambiente de negócios, impostos, capital humano e reputação.
 
Ranking
A chegada de Nova York ao primeiro lugar é mais simbólica do que qualquer coisa, já que sua diferença para Londres é de apenas 2 pontos em uma escala de mil. Hong Kong, Singapura e Zurique, na Suíça, completam o top 5.
De forma geral, as cidades da Ásia e do Oriente Médio ganharam destaque enquanto 23 dos 27 centros europeus caíram no ranking.
Os dados mostram também que os centros financeiros estão convergindo: a diferença em pontos entre o primeiro e o décimo colocado, por exemplo, caiu de 117 para 75 só nos últimos 3 anos.

Veja o top 15 e a posição das cidades brasileiras:







http://exame.abril.com.br/economia/noticias/nova-york-passa-londres-como-melhor-centro-financeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário