Shoppings têm alta de 3% nas vendas de Natal de 2014.
Dayanne Sousa, do Estadão Conteúdo
São Paulo - As vendas nas lojas de shoppings cresceram 3% neste Natal
na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados
divulgados nesta sexta-feira, 26, pela Associação Brasileira de Lojistas
de Shopping (Alshop). O número leva em conta o crescimento real, já descontada a inflação.
O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, considerou que o crescimento
registrado no período está atrelado à abertura de novos shoppings e de
projetos de expansão. "É um crescimento vegetativo que está relacionado a
abertura de lojas novas, mas considerando as lojas já existentes não
houve crescimento", afirmou.
No critério mesmas lojas, que leva em conta apenas as unidades abertas
há mais de um ano, o executivo afirmou que as vendas ficaram estáveis,
no mesmo patamar de 2013.
"Sem dúvida, o ano de 2014 foi ruim para o comércio, temos um cenário
de crédito mais restrito para as populações de menor poder aquisitivo,
insegurança com relação às mudanças na economia e a alta do dólar
gerando aumentos de preço", disse Sahyoun.
O presidente da Alshop afirmou ainda que o movimento nos shoppings foi
baixo sobretudo na véspera de Natal, dia 24 de dezembro. "Parece haver
uma mudança de comportamento, não se vê mais os shoppings cheios no
último dia antes do Natal, mas sim o movimento de um dia normal, sem
filas", comentou.
Entre os fatores que contribuíram para essa mudança, Sahyoun destacou o
crescimento das vendas via internet e uma antecipação das compras de
Natal na Black Friday, em novembro.
De janeiro a dezembro de 2014, as vendas cresceram em termos reais
1,5%, segundo a Alshop. O indicador também foi considerado fraco pela
entidade.
Para Sahyoun, os números podem indicar que os shoppings tenderão a
enfrentar mais problemas com alta de vacância. Na avaliação dele,
lojistas de menor porte (lojas satélite) não sentem incentivos para
investir em lojas novas. A Alshop estima que hoje a média da vacância em
shoppings em operação esteja em 10% e Sahyoun estima que esse número
pode se aproximar de 12% em breve.
Em 2014, foram abertos 25 novos shoppings e dois encerraram as
atividades, chegando ao final do ano a um total de 889 centros de
compras. A Alshop conta ainda que há 134 shoppings em construção, a
serem inaugurados entre três e quatro anos.
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/shoppings-tem-alta-de-3-nas-vendas-de-natal-de-2014